É uma ave de grande porte, nativas do nordeste da Australia, Nova Guine e ilhas circundantes ( Uma das aves mais perigosas do mundo )
As três espécies de casuar pertencem à família Casuariidae e são, com a avestruz e a ema, as maiores aves existentes na atualidade. O habitat preferencial do casuar são florestas tropicais, onde haja um grande número de árvores disponíveis para produzir os frutos de que se alimentam. Neste ambiente o casuar desempenha a importante função ecológica de dispersar as sementes das árvores.
A plumagem do casuar é abundante e de cor acinzentada, com penas coloridas na base do pescoço. Estas aves têm uma crista encarnada no alto da cabeça, que cresce devagar durante os primeiros anos do animal e com função desconhecida. O grupo não tem dimorfismo sexual significativo, sendo as fêmeas apenas um pouco maiores e mais coloridas.
O casuar é uma ave ágil, que pode correr a cerca de 50 km e saltar 1,5 m sem qualquer balanço. São animais normalmente pacatos e tímidos que no entanto podem ser extremamente agressivos e perigosos para o Homem para proteger o ninho ou as suas crias.
